A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física (Seped) vai retomar a prestação de alguns serviços públicos em sua unidade, localizada na avenida Mário Ypiranga, 1.600, bairro Adrianópolis, zona centro-sul, a partir do próximo mês. Atualmente, na Seped é realizado o cadastramento e a solicitação do passe intermunicipal rodoviário e o cadastro da pessoa com deficiência no sistema estadual.

Depois de anunciar parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) para a expedição da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e encaminhamento para vagas de emprego disponíveis no Sine Amazonas, a Seped vai voltar a emitir Carteiras de Identidades a partir de fevereiro. No último ano, antes da suspensão do serviço, foram emitidos 1.268 RGs no local.

A Seped também auxilia as pessoas com deficiência sobre a entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC), um auxílio que corresponde ao valor de um salário mínimo concedido pelo Governo Federal.

Libras - No balcão de atendimento da Seped há sempre um tradutor intérprete de libras disponível. Além do atendimento no local, a pessoa com deficiência auditiva também pode solicitar que este profissional o acompanhe até agências bancárias e audiências, por exemplo. O agendamento para este serviço externo deve ser feito com até 48h de antecedência.

Para conflitos familiares e/ou violação dos direitos, a secretaria conta com atendimento social em sala reservada.

Cadastro - O cadastro da pessoa com deficiência no sistema do estado é um meio de facilitar a garantia ao acesso aos programas sociais, como o de moradia. Por meio dele, também é possível que a Seped direcione o cidadão para o órgão responsável, conforme caso apresentado no setor de atendimento da secretaria.

Para realizá-lo é necessário comparecer na Seped, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munido de RG, CPF, laudo médico atualizado (com Classificação Internacional de Doenças/CID), comprovante de residência atual e cartão do SUS.

Para solicitar a emissão do cartão intermunicipal, além dos documentos citados anteriormente, é preciso uma foto 3x4, comprovante de renda (se houver) e o preenchimento do formulário disponível na Seped.

Para mais informações, o telefone é: (92) 3878-0499.

 

 

Programa Negócios News

Coluna Ari Mota

Facebook