A Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira, 09/08, a jornada para a manutenção da norma ISO 9001 da previdência do município e, ao mesmo tempo, atualização da certificação, na versão 2015, a mais recente do mercado e que tem como característica tornar mais sólida a comprovação da capacidade de empresas e órgãos atenderem às necessidades de seus clientes/usuários, visando aumentar a satisfação destes por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

 “Desejamos, sim, manter a certificação, dessa vez na versão 2015. Isso é natural dentro do processo de normatização. Entretanto, destaco que mais do que um certificado, o que a Prefeitura de Manaus almeja é a validação dos esforços da previdência municipal em gerir com qualidade”, enfatizou o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira, na abertura dos trabalhos na manhã desta quinta-feira.

Detentora da norma ISO 9001:2008, que já aborda aspectos como liderança, estratégia, comunicação e satisfação com o cliente etc, a previdência municipal busca na versão 2015 a ênfase na análise do contexto da organização (ambientes interno e externo), mentalidade de riscos, conhecimento/atendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas e conhecimento organizacional, dentre outros.

A missão de checar se a autarquia municipal está atendendo os fatores foi conferida à empresa TÜV Rheinland, responsável pela auditoria, que vai avaliar em dois dias os procedimentos de 10 setores diretamente envolvidos no escopo do Sistema de Gestão da Qualidade da ISO – Concessão de benefícios/aposentadorias e pensões. Nesta quinta foram avaliados os setores que compõem a direção da autarquia (presidência e diretorias), além da assessoria técnica, psicossocial, núcleo de concessão de benefícios e procuradoria. Na sexta, dia 10, será a vez dos setores de compensação previdenciária, investimentos, financeiro, contabilidade e gestão de pessoas.

O resultado da autoria será divulgado no encerramento dos trabalhos, com o auditor explanando suas impressões dos procedimentos checados nos núcleos auditados.

 

Sobre o Sistema ISO

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. Tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, promovendo a normatização de empresas e produtos, visando manter a qualidade permanente.

No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Programa Negócios News

Coluna Ari Mota

Facebook

Parceiros