Foto Divulgação

 

O deputado estadual Mário Bastos (PSD) visitou no último sábado, (09), a comunidade ribeirinha Nossa Senhora do Livramento – Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (a 7 quilômetros de Manaus – via fluvial).

 

Como membro das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Mário Bastos averiguou a situação dos moradores daquela área e ouviu suas principais reivindicações visando a melhoria da qualidade de vida daquelas pessoas.

 

Na ocasião, o deputado se reuniu ainda com lideranças evangélicas e foi recebido por indígenas das etnias Baré, Dessana, Tikunas, entre outras, que dividem o território naquela comunidade. Entre as solicitações, os moradores solicitam a construção de um posto de saúde e de uma escola indígena com objetivo de perpetuar sua cultura. Além disso, a comunidade lamenta a falta de emprego e pedem ajuda às autoridades para que sejam criados programas de incentivo ao trabalho e projetos que viabilizem a fomentação e comercialização do artesanato, assim como outras fontes de renda. "Nosso compromisso é com povo por isso eu e minha equipe procuramos visitar e diagnosticar os principais problemas enfrentados por cada região para que possamos trabalhar por meio do parlamento soluções eficazes para as situações que costumamos encontrar durante nossos trabalhos”, atesta o deputado.

 

Atualmente, vivem na Comunidade do Livramento cerca de cinco mil pessoas, entre eles, indígenas das etnias Baré e Dessana, além da população cabocla ribeirinha. No local, as principais fontes de renda são o turismo de base comunitária e a agricultura.

Programa Negócios News

Coluna Ari Mota

Facebook