Foto Divulgação

 

Sair do isolamento e manter a mente ativa. Foram com esses propósitos que a aposentada Antônia Marques, 63, se matriculou no curso de Coral, da Prefeitura de Manaus. A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira, 12/03, na sede da Manaus Previdência, e reuniu aposentados e pensionistas do município, assim como alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI-UEA), parceira do projeto.

        "É uma atividade importante para o exercício da memória e a elevação da estima — quem canta, seus males espanta", comenta a assistente social Paula Mendes, da previdência municipal, responsável por acompanhar a atividade. “Ainda temos vagas. Aposentados e pensionistas do município que quiserem se juntar ao grupo, basta vir aqui, na Manaus Previdência, para se inscrever”, convoca.

A coordenadora do Setor de Psicossocial, Darla Gondim, informou que já estão agendas apresentações do coral para maio, em referência ao mês das mães, e em julho, por ocasião do 13º aniversário da previdência do município.

A Manaus Previdência funciona na av. Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, de segunda a sexta, das 7h às 14h. Para se inscrever, os interessados devem comparecer a partir das 8h, munidos de cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. Informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3186-8000, das 8h às 17h, ou pelo webchat (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/).

 

ENSAIO

        Sob a batuta do maestro Miller Miranda, os coralistas iniciaram os trabalhos fazendo alongamento e acertando o tom das voz. “Vamos montar o nosso repertório juntos, definindo as músicas que vão nos acompanhar esse semestre, nas nossas apresentações”, disse Miranda aos segurados.

        Entre os mais empolgados com o início do curso, d. Antônia comentou que achava que era natural envelhecer de qualquer jeito. “Eu não estava fazendo mais nada. Só ficava dentro de casa”, relata. A partir da visualização do cartaz dos cursos que a Manaus Previdência está oferecendo neste semestre, resolveu trocar o isolamento pelo convívio com outros segurados. “Matriculei-me no coral e no Exercitando a Memória. Precisamos nos manter ativos”, ensina.

Veterana nas atividades, a aposentada Odila Júlia Passos, 77, não economizou na energia. Ela está presente na previdência municipal de segunda a quinta-feira, onde faz os cursos Exercitando a Memória, Coral e Ginástica. “Uma amiga me falou sobre o coral há muito tempo e, desde então, estou presente na turma”.

Além do coral, a Manaus Previdência oferece aulas de ginástica também em parceria com a UnATI-UEA. A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) é parceira na atividade “Exercitando a Memória”.

Programa Negócios News

Coluna Ari Mota

Facebook