Publicidade


Semana da Biblioteca em Manaus ganha programação diversificada


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

No mês de abril – em que se comemora o livro infantil (02/04), a biblioteca e o bibliotecário (09/04), o autor e o editor (18/04) –, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, também celebra o livro, a literatura e a leitura, realizando a 1ª Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário, de 17 a 23 de abril.

A programação será diversificada e envolverá as bibliotecas e salas de leitura administradas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento está em conformidade com a Lei 6704, de 4 de janeiro de 2024, sancionada pelo governador Wilson Lima, que institui a Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário nas bibliotecas públicas e escolares das redes de ensino pública e privada.

A lei foi criada como forma de celebrar e reconhecer o papel fundamental das bibliotecas públicas e dos bibliotecários na sociedade. Durante o evento, serão destacadas as atividades realizadas nos espaços dedicados à leitura e o trabalho dos bibliotecários para conectar as pessoas ao conhecimento e à informação. 

A intenção também é fortalecer a relevância das bibliotecas em níveis culturais, sociais e econômicos. Mostrar ao público em geral como as bibliotecas e os bibliotecários são essenciais para o acesso à informação, para a promoção da leitura e para o desenvolvimento de comunidades mais informadas e engajadas. 

Confira a programação da 1ª Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário

Biblioteca Pública do Amazonas

17 a 23/04, das 9h às 15h – Exposição Literária Temática: “A Crítica 75 anos”. Exposição de capas históricas do jornal, que completa 75 anos em 2024.

20/04, das 9h às 11h – “Explorando Mundos através da Leitura”. Roda de leitura com a escritora Leila Plácido. Promovida em parceria com alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem o objetivo de aproximar a comunidade infantil dos livros e da importância da leitura. 

Nessa atividade, os universitários assumem o papel de mediadores, contadores de histórias e facilitadores da interação entre as crianças e os livros. Durante a atividade, as crianças são convidadas a participar de sessões de contação de histórias. 

20/04, das 15h às 16h – “Roda de Biblioterapia”, com a Bibliotecária Marilane Pacheco e a Professora Leila Nunes. A atividade convida a mergulhar em narrativas que curam a alma. Explorar histórias que despertam reflexões, promovem autoconhecimento e incentivam a superação. Conectar-se com personagens que enfrentam desafios semelhantes aos seus e descobrir como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de transformação pessoal. Serão duas sessões simultâneas com até 15 vagas cada. 

20/04, das 16h às 17h – Lançamento do livro “Leitura com afeto Podcast”. A obra traz a trajetória de ideação, de construção e de validação de um podcast em um tempo de incerteza e desesperança, além de mostrar o poder que a leitura literária pode exercer na vida das pessoas. 

Sala de Leitura Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, Sala de Leitura Centro de Convivência Pe. Pedro Vignola e Sala de Leitura Centro de Convivência do Idoso

17 a 19/04, das 9h às 15h – “Pomar literário”. A ação busca valorizar os escritores da região e destacar sua contribuição para a literatura local. Através de exposições relacionadas à literatura amazonense, o objetivo é despertar o interesse dos usuários pela leitura e pelo conhecimento das obras produzidas na região. 

Biblioteca Arthur Reis

17 a 23/04, das 9h às 15h – “Explorando o futuro, os bibliotecários e os livros digitais”. exposição informativa e de Acervo de Obras Digitalizadas é uma iniciativa das Bibliotecas Mário Ypiranga e Arthur Reis, em colaboração com o Centro de Documentação e Memória do Amazonas, que visa promover e preservar parte da rica memória bibliográfica de nosso Estado. 

Biblioteca Thália Phedra

17 a 23/04, das 9h às 15 – “Explorando a Trajetória Feminina na Política Amazonense: Uma Jornada através das Páginas Literárias”. Esta exposição literária temática destaca a influência e o impacto das mulheres na Assembleia Legislativa do Amazonas. 


Biblioteca Genesino Braga
(Atividade externa na Escola Municipal Hiran de Lima Caminha) 

17 a 19/04, das 9h30 e 13h30,   – “A biblioteca vai à escola – Construindo a história através da leitura”. Com o objetivo de estimular o hábito da leitura na comunidade em que está inserida, a Biblioteca Genesino Braga visita a Escola Municipal Hiran de Lima Caminha para uma atividade de incentivo à leitura com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ipaam renova Licença de Operação do Zoológico do Cigs

Ipaam renova Licença de Operação do Zoológico ...



Câncer de testículo que matou vocalista do Molejo cresce no Brasil e acende alerta

Câncer de testículo que matou vocalista do Molej...


Casa de Praia Zezinho Corrêa impulsiona o turismo e empreendedorismo em Manaus

Casa de Praia Zezinho Corrêa impulsiona o turismo...