Liberdade

Tenho 62 anos. Pelo que vi na vida, dois iguais não fazem filho. E digo mais, desculpe, mas aparelho excretor não reproduz. É feio dizer isso, mas não podemos jamais deixar esses (gays) que aí estão achacando a gente no dia a dia, querendo escorar essa minoria à maioria do povo brasileiro". Essas foram as declarações do candidato Levy Fidelix, é a opinião dele e acredito de muitos brasileiros.

Agora a pergunta é? A liberdade de expressão, a democracia é valida somente se a pessoa chegar e apoiar esse ou aquele movimento, ou seja, se ficar contra o aborto, contra a legalização da maconha, contra o casamento gay, contra a banalização da sociedade e a favor da família, é homofobia.

Não há duvida que o respeito à diversidade sexual humana, representa um ganho civilizacional. E perfeitamente compreensível que a categoria LGBT fique ultrajada, rebata as declarações, mas tentar cala-lo, ou agredi – lo, é no mínimo intolerante por parte de quem pede tolerância, respeito e luta pela igualdade.

Em um plano institucional e reconhecendo que não existe direito absoluto, ou seja. ninguém é dono da verdade, devemos destacar a liberdade de expressão e isso só faz sentido se for assegurada em forma mais autentica, robusta. Ninguém precisa de licença, para falar o que todos querem ouvir. Se você é a favor da liberdade de expressão, isso significa que você é a favor da liberdade e como pode alguém ser a favor da liberdade, querer calar alguém, por que não concordar com sua opinião. Podemos sim discordar, mas nunca deixar de ouvir.

A liberdade de expressão é um valor a preservar. Primeiro pela questão do direito e segundo que ela tende a tornar a sociedade melhor, pois só assim todos os temas indiferente de raça ou credo sejam discutidos e foi justamente esse dialogo possibilitado pela “Liberdade de Expressão”, que por exemplo, brotou que as preferencias sexuais de uma pessoa, não podem e não devem afetar seus direitos como cidadão. É irônico e assustador que agora, a comunidade homossexual queira chutar a escada que serviu para a sua emancipação. A Liberdade de Expressão. 

Coluna Ari Mota

Facebook