Publicidade


Simpósio internacional na Amazônia destaca desafios e soluções para energias renováveis


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Evento marca parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) 

 

Especialistas de todo o mundo estão reunidos no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) de hoje até a quarta-feira (17/4), das 8h30 às 20h, para o "Meeting on Materials for Energy Applications in Amazonas”, um evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e coordenado por Yurimiler Leyet Ruiz, professor do Departamento de Engenharia de Materiais na UFAM. 

O objetivo central do encontro é discutir questões fundamentais relacionadas ao desenvolvimento de energias renováveis na região, destacando a necessidade de soluções inovadoras e sustentáveis.

Um dos principais temas em destaque é a adaptação de tecnologias de energia renovável ao ambiente amazônico. Com suas vastas florestas e biodiversidade singular, a Amazônia apresenta desafios únicos para a implementação eficiente de fontes de energia limpa. O uso de materiais avançados e a nanotecnologia são pontos-chave nas discussões, destacando a necessidade de soluções inovadoras e sustentáveis.

Paralelamente, o evento marca uma parceria estratégica entre o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  

Em 2021 o instituto criou um projeto inovador na área de baterias, desenvolvendo uma bateria de lítio polímero, que apesar de ser um dos melhores materiais para essa aplicação, o lítio é altamente reativo ao oxigênio, o que tem causado explosões em diversos dispositivos, como celulares.

Foi a partir desse desafio que o time do INDT decidiu buscar a colaboração da UFAM, utilizando os laboratórios de pesquisa da universidade. Essa parceria resultou no fortalecimento da pesquisa e no surgimento de novas soluções para o setor energético que serão debatidos nesses dias de evento.

“Conforme vamos fazendo parcerias, reduzimos custos e aumentamos o conhecimento técnico, já que tanto as indústrias quanto os institutos possuem especialistas nestas áreas”, destaca Mitsuo Lopes Takeno, Diretor de Tecnologia e Inovação do INDT e um dos palestrantes do evento.

Além dos avanços em baterias e sistemas de armazenamento de energia, o simpósio aborda temas como o impacto ambiental das fontes de energia, políticas públicas para energias limpas e estratégias de desenvolvimento sustentável. A troca de conhecimentos entre pesquisadores de diversas áreas e a integração com especialistas internacionais são elementos essenciais para promover inovações e colaborações que impulsionem a transição energética na região amazônica.

“Este evento é pioneiro na região amazônica e é de extrema importância para avançarmos nos estudos e promovermos soluções energéticas sustentáveis. Estamos muito satisfeitos com a ampla participação de universidades, institutos de pesquisa, empresas e representantes governamentais. Essa colaboração é fundamental não apenas para a região, mas também para um futuro global mais resiliente e ambientalmente consciente. Estamos confiantes de que os resultados e as discussões aqui terão um impacto significativo no desenvolvimento energético da Amazônia e além”, conclui Mitsuo.

O título da palestra de Mitsuo é "Caracterização por Difração de Raio X" e ele irá destacar o potencial dessa técnica e sua aplicação em materiais tecnológicos na área de tecnologia. A palestra será na terça-feira, às 15h. 
O público-alvo do evento é diversificado, incluindo pesquisadores, acadêmicos, profissionais da indústria energética, representantes governamentais e estudantes. A integração com pesquisadores de diferentes partes do mundo é particularmente valorizada no contexto do evento, pois isso promove a troca de conhecimentos, o estabelecimento de colaborações internacionais e a ampliação das redes profissionais.

Além disso, o simpósio proporciona um ambiente propício para o estabelecimento de parcerias internacionais e o compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores de diversas áreas, como engenharia de materiais, engenharia elétrica, engenharia ambiental e ciências da computação. Essa troca de experiências é essencial para impulsionar a inovação e acelerar o desenvolvimento de tecnologias energéticas mais eficientes.

A expectativa é que o "Meeting on Materials for Energy Applications in Amazonas" não apenas estimule a inovação e a colaboração, mas também inspire ações concretas que impulsionem a transição para um futuro energético mais sustentável e resiliente na Amazônia e além.

O evento acontece na sede do INDT, na Avenida José Moacir Teberga de Toledo, 1520 Planalto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ipaam renova Licença de Operação do Zoológico do Cigs

Ipaam renova Licença de Operação do Zoológico ...



Câncer de testículo que matou vocalista do Molejo cresce no Brasil e acende alerta

Câncer de testículo que matou vocalista do Molej...


Casa de Praia Zezinho Corrêa impulsiona o turismo e empreendedorismo em Manaus

Casa de Praia Zezinho Corrêa impulsiona o turismo...